Pular para o conteúdo principal

A Língua e a Religiosidade.

 Sim, o Livro sagrado adverte sobre a língua e a religiosidade: se alguém supõe ser religioso deixando de refrear à língua, antes engana o próprio coração e a sua religião é vã(Tiago 1:26).

Não é fácil calar em momentos de emoções frustrantes, como: calúnias, mentiras e coisas negativas que podem tirar o equilíbrio e entristecer. Porém; em alguns momentos o silêncio pode servir de respostas, observe o conselho sagrado:a palavra ao seu tempo, quão boa é. (Prov.15:23).

Quando lemos e praticamos a palavra de Deus, conseguimos usar uma arma mais poderosa do que o veneno da língua, o domínio próprio, que é um fruto do Espírito Santo.Este fruto capacita agir pela razão, fazer o correto, mesmo que a ocasião esteja propícia a fazer o contrário. 

Nos alerta contra sentimentalismos que só distraem, ajuda superar emoções e a pensar antes de falar, ou antes de agir. Sem domínio próprio uma pessoa pode até disfarçar, mas não todo o tempo, porque ninguém vazio das coisas de Deus, suporta provocações sem reagir de acordo. 

Principalmente em momentos de estresses que estimulam a natureza terrena revidar agressivamente na intenção de ferir o receptor; reações originadas do orgulho, da prepotência, do ego. 

Mediante conselhos magníficos do Livro da Vida,vale meditar em alguns versos que falam sobre o perigo de usar a língua indevidamente. Quem pratica consegue poupar a alma de aborrecimentos. 

No livro de Gálatas-5:16-17;orienta que só quem anda em Espírito consegue dominar a vontade da sua carne e preservar a fé, e isto não é fácil,porque a carne e o Espírito não trabalham em comum acordo,a vontade humana é totalmente contrária a vontade de Deus.  

O Espírito(raciocínio),faz a pessoa abençoar o semelhante, em vez de amaldiçoar.Já os desejos carnais provocam atitudes impulsivas e aguçam sentimentos ruins, por exemplo; raiva e desejo de vingança.

  O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas quem muito abre os lábios a si mesmo se arruína. (Provérbios 13:3). 

Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina:

1- Olhos altivos;indica presunção, soberba; pessoa que se sente superior a outra).2 língua mentirosa.3. Mãos que derramam sangue inocente.4.Coração que trama projetos iníquos(mal intencionados).5.Pés que se apressam a correr para o mal. 6- Testemunha falsa que profere mentiras. 7.E o que semeia contendas entre irmãos. (Prov 6:16-19).

Observe a abrangência de danos que este órgão tão pequeno pode provocar se usado de maneira inadequada. Muitos não se dão conta que quando ofende alguém, as maldições lançadas voltam para o emissor em algum momento, porque a palavra é semelhante uma faca de dois gumes.

Em alguns momentos é inevitável ouvir o que não queremos, mas controlar o que sai dos lábios,é uma maneira de proteger o coração. 

Seria tão melhor se todos conseguissem refletir antes de falar tantas coisas ruins por aí. Que tal começar a usar mais os lábios para abençoar, em vez de amaldiçoar?Que a nossa língua seja instrumento transmissor do bem, não do veneno que mata através das palavras.

Agradecemos a sua visita.

 Leia mais sobre a língua felina  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novembro,Mês azul pela saúde masculina!

O Ministério da Saúde denomina Novembro , o mês Azul, para o cuidado da saúde masculina e prevenção contra o câncer, principalmente, o de próstata. A Campanha iniciou na Austrália, no ano 2003,com objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico precoce, e prevenção destas doenças, que atingem a população masculina. Segundo o INCA e o Ministério da Saúde,o câncer de próstata, é a segunda doença que mais mata homens no mundo.   Segundo pesquisas,deste 2023,foram contabilizados, mais de 2 milhões de casos no Brasil. Para se prevenir, é preciso,saber o que é a próstata? É uma pequena glândula masculina em forma de maçã,que se localiza abaixo da bexiga, e na frente do reto(no final do intestino grosso). Envolve o canal por onde passa a urina,que é a parte superior da uretra.  Na medida que o homem envelhece,as células se multiplicam e substituem as antigas por novas,provoca o crescimento benigno da próstata.Porém;se houver crescimento descontrolado das células,pode formar tumores...

Eleições 2024

No ano  2024 Cidadãos brasileiros deverão eleger Vereadores e um  Prefeito para administrar a sua  Cidade. A Eleição municipal 2024 acontecerá em todas às Cidades do Brasil, no dia  6 de outubro, com  o objetivo de eleger um Prefeito, um Vice-Prefeito e Vereadores.  Desde o ano 2004,a quantidade de Vereadores que podem se eleger por cidade,é de acordo com a população do Município. No Município Rio de Janeiro por exemplo, devemos eleger 51 vereadores.E 21 Vereadores para a  Cidade Niterói- RJ. O Prefeito e  os Vereadores,serão responsáveis pela administração da Cidade no mandato que se iniciará em 1° de Janeiro de 2025, até dezembro de 2028. A Legislação eleitoral relata que o segundo turno pode acontecer só em município com 200 mil eleitores. Se  o candidato mais votado não alcançar a metade dos votos (50% + 1),seguirão para o pleito no segundo turno no domingo, 27 de outubro. Para que o candidato a Prefeito vença no primeiro turno, é n...

O Jornalista Cid Moreira se foi para sempre.

O adeus ao prezado Cid Moreira; nascido dia 29 de setembro de 1927 . Ele nasceu no  Município brasileiro Taubaté,interior de São Paulo. Mas, residia desde o ano 2019, em Teresópolis -RJ.  Este guerreiro,iniciou a vida profissional sendo contador,quando tinha apenas 15 anos de idade,no ano 1942; na Rádio Difusora em Taubaté-SP. A  rádio Difusora migrou para a Rádio Bandeirantes no ano 1947, e; ele já tinha seus 20 anos de idade. Tornou-se apresentador,locutor,de bela e grave voz, e perfeita locução.Se destacou em rádios sendo narrador,até que se tornou conhecido quando começou apresentar o Jornal Nacional da Rede Globo de televisão no ano 1969. Foi apresentador do Jornal Nacional durante 26 anos; eu era Criança, e meus pais eram assíduos em assistir o Jornal Nacional, certamente o vozeirão do Sr.Cid Moreira, era um diferencial. Foi divulgado que ele ficou internado durante 29 dias, no Hospital Santa Teresa em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro,inicialme...